Blog construído como ferramenta para os estudos remotos em Sociologia da Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais
Chat
quinta-feira, 28 de maio de 2020
quarta-feira, 27 de maio de 2020
Instituições Sociais (1º Ano do Ensino Médio - Semana 2 do PET)
O que são, e quais as mais importantes instituições sociais de nossa sociedade?
As instituições sociais são sistemas de regras provenientes de uma série de valores compartilhados por um grupo social, representando formas comuns de pensar, agir e sentir. Para que nossa convivência seja possível, necessitamos seguir uma série de regras que nos permitem prever os comportamentos das pessoas a nossa volta. Da mesma forma, precisamos de determinados aspectos que contribuam para a estabilidade da vida social. Assim, as instituições sociais são responsáveis por gerar uma série de expectativas sociais e, mais do que isso, reforçam os aspectos recorrentes na vida cotidiana.
As mais importantes instituições sociais em nossa sociedade são a família, a escola, a religião e o mercado. Como exemplo, vamos debater a família. Quando nascemos, somos completamente dependentes de outras pessoas. Em termos sociológicos, as famílias são instituições que possibilitam a inserção de um indivíduo no seu grupo social. Por meio das famílias, conhecemos os modos de convivência vigentes em nossa sociedade, aprendemos a língua em que iremos nos comunicar e somos providos das condições psicológicas necessárias para que possamos nos desenvolver.
Após ser inserido em um dado grupo social por meio do convívio familiar, o indivíduo passa a ter contato com outras instituições, as quais correspondem a outras esferas da vida social, como a religiosa, a econômica e a política, entre outras.
Nas sociedades modernas, os valores democráticos são considerados uma instituição social por estabelecerem uma série de práticas e expectativas em relação ao processo de escolha de nossos governantes. Em uma sociedade democrática, uma tentativa de golpe de Estado quebra as expectativas em torno desses valores. Logo, noções como democracia e cidadania são instituições importantes nas sociedades modernas.
Devemos levar em consideração dois aspectos importantes sobre as instituições sociais. O primeiro é sua relação funcional com a própria sociedade, uma vez que uma instituição somente passa a existir a partir do momento que surge uma necessidade social que deve ser suprida por ela. O segundo é o fato de que uma instituição social não existe de forma isolada em relação às outras. As instituições sociais guardam uma relação de interdependência, visto que são responsáveis por determinar os papéis sociais e o modo como são estabelecidas as relações entre eles.
Após a leitura do PET 1º Ano (páginas 107 e 108) assista o vídeo abaixo e e conclua com a resolução das atividades propostas na página 109.
terça-feira, 26 de maio de 2020
Sociologia do Trabalho (3º Ano do Ensino Médio - Semana 1 do PET)
Por que a tecnologia, apesar de aumentar a produtividade, não garante necessariamente melhores condições de vida e trabalho para a maior parte dos trabalhadores?
Por meio do trabalho, não apenas a natureza é transformada, mas, também, o próprio ser humano. Logo, a consciência dos indivíduos a respeito do seu mundo social é modificada pelo seu trabalho e também pelos produtos de sua atividade laboral. Pensemos, por exemplo, na produção de determinado objeto: sua fabricação somente é possível por meio do conhecimento de certas técnicas e, mais adiante, sua possível venda ou troca só se efetiva quando os indivíduos atribuem valor a ele.
Isso significa que confeccionar um objeto por meio do trabalho é materializar as possibilidades humanas em todas as suas dimensões - físicas, intelectuais, culturais e econômicas -, marcando também a passagem do homem do estado natural para o estado social e contribuindo para a formação de nosso mundo social, não apenas em seus aspectos materiais e econômicos, como também em termos simbólicos.
É por isso que todo o conhecimento de técnicas aplicáveis ao trabalho humano somente pode ser compartilhado e consolidado por meio das interações sociais. por esse motivo, trabalho e sociedade guardam uma relação intrínseca, e cada sociedade, circunscrita a determinado período histórico, tem seu próprio modo de conceber, representar e legitimar o trabalho, uma vez que se relaciona diretamente com a cultura.
Referência: DELAZARI, Fagner. Coleção Estudo. Bernolli - Sistema de Ensino.
Organização de Estudo:
Após a leitura do PET 3 ano (página 132), veja o vídeo abaixo e responda as questões que se seguem. As atividades do PET das páginas 124 e 125 não se relacionam com o texto proposto e serão desenvolvidas quando estudarmos o tema Desigualdades Sociais.
1. (Cesgranrio) - Entre os séculos XV e XVIII, a transição do feudalismo para o capitalismo, no mundo ocidental, engloba um conjunto de transformações econômicas e sociais, entre as quais identificamos corretamente a(o):
a) fragmentação da propriedade fundiária senhorial e monárquica.
b) substituição da produção das manufaturas pelo sistema de corporações de ofícios.
c) supremacia das rotas terrestres e mediterrâneas no comércio com o oriente.
d) fortalecimento dos laços de servidão e vassalagem.
e) desenvolvimento da vida urbana através das atividades comerciais.
2. (UNIBH – 1999) - “O Feudalismo europeu ocidental entrou num período de crise aguda no século XIV e daí por diante se desintegrou, com maior ou menor rapidez, em diferentes regiões”. (SWEEZY, Paul et al. A transição do feudalismo para o capitalismo – um debate.)
As razões fundamentais dessa crise foram, EXCETO,
a) a superexploração do trabalho dos servos pelos nobres, que exigiam deles um maior tempo de trabalho.
b) as revoltas camponesas e urbanas atribuídas à miséria que passou a caracterizar a vida de camponeses e trabalhadores.
c) o esgotamento das forças produtivas acentuado pela crise demográfica derivada da Peste Negra.
d) a descoberta de novas minas de ouro e prata em territórios alemães, gerando a disputa entre várias nações pelo seu domínio.
e) falência do modelo produtivo centrado no campo e nas grandes faixas de terras controladas por senhores feudais.
3. (UEL-2008) - Segundo Braverman:
O mais antigo princípio inovador do modo capitalista de produção foi a divisão manufatureira do trabalho […] A divisão do trabalho na indústria capitalista não é de modo algum idêntica ao fenômeno da distribuição de tarefas, ofícios ou especialidades da produção […].
(BRAVERMAN, H. Trabalho e capital monopolista. Tradução Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. p. 70.)
O que difere a divisão do trabalho na indústria capitalista das formas de distribuição anteriores do trabalho?
a) A formação de associações de ofício que criaram o trabalho assalariado e a padronização de processos industriais.
b) A realização de atividades produtivas sob a forma de unidades de famílias e mestres, o que aumenta a produtividade do trabalho e a independência individual de cada trabalhador.
c) O exercício de atividades produtivas por meio da divisão do trabalho por idade e gênero, o que leva à exclusão das mulheres do mercado de trabalho.
d) O controle do ritmo e da distribuição da produção pelo trabalhador, o que resulta em mais riqueza para essa parcela da sociedade.
e) A subdivisão do trabalho de cada especialidade produtiva em operações limitadas, o que conduz ao aumento da produtividade e à alienação do trabalhador.
Gabarito:
1 - E
2 - D
3 - E
segunda-feira, 25 de maio de 2020
Ciência e Senso Comum (1º Ano do Ensino Médio - Semana 1 do PET)
Como a sociologia pode colocar em discussão as nossas certezas sobre o mundo?
A ideia de desnaturalização ou estranhamento na Sociologia consiste em perceber os fenômenos sociais como construções humanas resultantes de outros fenômenos sociais, não como aspectos imutáveis da natureza.
O senso comum compreende o conjunto de práticas e saberes produzidos com base nas experiências concretas das sociedades humanas. É construído pela observação e pelo aprendizado diante dos fenômenos cotidianos. É transmitido socialmente ao longo das gerações, em uma ou mais coletividades.
A ciência é o estudo sistemático e metódico dos diferentes fenômenos naturais ou sociais. É realizada com base na seleção de um objeto de pesquisa, que é então analisado por meio de um conjunto de técnicas de investigação e procedimentos de verificação aprovados coletivamente por um grupo de profissionais da área de conhecimento em questão.
Organização do Estudo:
Após a leitura do PET 1 Ano (páginas 104 e 105), assista o vídeo abaixo e conclua com a resolução das atividades propostas na página 106.
Bons estudos!
Assinar:
Comentários (Atom)
-
Como a sociologia pode colocar em discussão as nossas certezas sobre o mundo? A ideia de desnaturalização ou estranhamento na Sociologia con...
-
Por que a tecnologia, apesar de aumentar a produtividade, não garante necessariamente melhores condições de vida e trabalho para a maior pa...
-
O termo democracia tem origem grega, podendo ser etimologicamente dividido da seguinte maneira: demos (povo), kratos (poder). Em gera...


