O que são, e quais as mais importantes instituições sociais de nossa sociedade?
As instituições sociais são sistemas de regras provenientes de uma série de valores compartilhados por um grupo social, representando formas comuns de pensar, agir e sentir. Para que nossa convivência seja possível, necessitamos seguir uma série de regras que nos permitem prever os comportamentos das pessoas a nossa volta. Da mesma forma, precisamos de determinados aspectos que contribuam para a estabilidade da vida social. Assim, as instituições sociais são responsáveis por gerar uma série de expectativas sociais e, mais do que isso, reforçam os aspectos recorrentes na vida cotidiana.
As mais importantes instituições sociais em nossa sociedade são a família, a escola, a religião e o mercado. Como exemplo, vamos debater a família. Quando nascemos, somos completamente dependentes de outras pessoas. Em termos sociológicos, as famílias são instituições que possibilitam a inserção de um indivíduo no seu grupo social. Por meio das famílias, conhecemos os modos de convivência vigentes em nossa sociedade, aprendemos a língua em que iremos nos comunicar e somos providos das condições psicológicas necessárias para que possamos nos desenvolver.
Após ser inserido em um dado grupo social por meio do convívio familiar, o indivíduo passa a ter contato com outras instituições, as quais correspondem a outras esferas da vida social, como a religiosa, a econômica e a política, entre outras.
Nas sociedades modernas, os valores democráticos são considerados uma instituição social por estabelecerem uma série de práticas e expectativas em relação ao processo de escolha de nossos governantes. Em uma sociedade democrática, uma tentativa de golpe de Estado quebra as expectativas em torno desses valores. Logo, noções como democracia e cidadania são instituições importantes nas sociedades modernas.
Devemos levar em consideração dois aspectos importantes sobre as instituições sociais. O primeiro é sua relação funcional com a própria sociedade, uma vez que uma instituição somente passa a existir a partir do momento que surge uma necessidade social que deve ser suprida por ela. O segundo é o fato de que uma instituição social não existe de forma isolada em relação às outras. As instituições sociais guardam uma relação de interdependência, visto que são responsáveis por determinar os papéis sociais e o modo como são estabelecidas as relações entre eles.
Após a leitura do PET 1º Ano (páginas 107 e 108) assista o vídeo abaixo e e conclua com a resolução das atividades propostas na página 109.
Nenhum comentário:
Postar um comentário